• Tiago Brugnara

Isolamento Térmico e Acústico na kombi

Da-lhe gurizada.


O Isolamento é uma das primeiras e principais coisas a fazer quando se constrói uma kombihome, van, camper, seja lá o nome que a gente dá pro nosso carro de viagem.

Eu fiz o meu isolamento dessa forma, com feltro betumado (feltro com betume). Achei que era o melhor para o que eu precisava, inclusive melhor que a manta asfáltica. Explico as minhas escolhas nesse vídeo do meu canal no youtube.



Conforme eu digo no vídeo, foi o que me servia para fazer a minha trip pela Patagônia e pela Carreteira Austral. Sim, fui no verão, no inverno eu passaria mais trabalho. Principalmente pelos vidros que só tem a cortina ajudando a isolar.

O rolo que comprei tinha 10 metros e já era autocolante, comprei no mercado livre. Consegui fazer quase todo o isolamento com ele, depois tive que comprar mais uns 2m metros para finalizar, então, ao todo, uns 12m de feltro forram toda a kombi.


Não usei exclusivamente o feltro com betume, também usei isopor, que apesar de ser inflamável, achei que seria uma boa opção pra mim, já que ele não estaria em contato com nenhuma parte mais perigosa.



A parte da cabine do motorista também precisou uma atenção. Eu coloquei uma segunda borracha no piso para isolar o som e o frio da lata, mas também para tentar vedar um pouco melhor os furos dos pedais e do freio de mão.



Na lataria frontal da kombi, onde recebe todo o vento frio quando se está em deslocamento, eu também coloquei o feltro e depois forrei com carpet (que eu chamo de forração). Inclusive o eucatex do farol recebeu uma camada para deixar mais bonito e ajudar com o isolamento.



Eu também aconselho a fazer toda a vedação da kombi nesse momento. Evitar todas as possíveis entradas de pó. Esse é o melhor momento de fazer isso, a kombi vai estar desmontada, os principais cabos de eletricidade já estão passados, seria bom tapar os furos com fita crepe, silicone ou espuma expansiva. Não tenho imagens dessa parte porque eu não fiz. Falha minha!


Aos poucos, vou editando os vídeos e publicando no canal de youtube, no instagram e aqui no blog. Se quiser acompanhar o meu processo, me adiciona nesses lugares.


Um abraço e boa viagem.
















59 visualizações0 comentário